Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Câmara faz retrospectiva dos fatos mais importantes do ano

Confira quais foram os trabalhos desenvolvidos pelos vereadores
Por Lorena Brites 19/12/2019 #Município
img

Foto:

O ano foi bastante intenso e produtivo para os vereadores da Câmara Municipal de Arraial do Cabo, e com a chegada do recesso parlamentar, fizemos uma breve retrospectiva destacando alguns dos fatos mais importantes que marcaram as atividades no decorrer de 2019.
A Câmara passou por três substituições, com a nomeação dos vereadores suplentes Willian Luz (PT), Genival Pacheco Junior - Chuchu (PTB) e Herval Joaquim Macedo (PV), que chegaram como reforço para ocupar as vagas deixadas por vereadores que assumiram cargos em secretarias.
No mês de junho, o presidente da Câmara Thiago Félix (PSC) firmou acordo com o Instituto de Previdência Cabista (IPC) para quitar dívidas que se arrastavam há quase 20 anos, cerca de 37 mil reais sobre débitos de contribuição. O compromisso foi ajustado com um parcelamento em seis vezes. Dessa forma, a Câmara voltou a ter situação regularizada no Ministério da Previdência, podendo assim, realizar futuros convênios com o governo federal a fim de captar receitas importantes para o município cabista.
Em julho, os vereadores instauraram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Prolagos, a fim de investigar as condutas da concessionária responsável pelo abastecimento de água e saneamento no município. Uma audiência pública chegou a ser realizada, para dar mais esclarecimentos aos cidadãos a respeito dos serviços que são prestados de forma duvidosa pela empresa que bate recorde em número de reclamações dos consumidores.
Em agosto, os vereadores derrubaram o decreto imposto pelo prefeito Renatinho Vianna (PRB), que dispunha entre outras coisas, o corte de 20% do salário dos cargos comissionados, e também contenção de benefícios como: gratificações, adicionais de insalubridade, de periculosidade, 1/3 de férias, pagamento de horas extras. Após a pressão, o prefeito voltou atrás e anulou a decisão. No mês de setembro outra vitória. Entrou em vigor a Lei nº 2.203/2019, que institui o auxílio-alimentação no valor adicional de R$300,00 para os funcionários efetivos da casa Legislativa.
A medida proporcionou mais qualidade de vida aos servidores, reduzindo os custos com alimentação no período de trabalho e também, ajudando a movimentar indiretamente a economia local, visto que, que com o bônus os funcionários puderam ampliar e direcionar melhor a renda.
Em outubro, após uma sessão acalorada, os vereadores se colocaram ao lado do povo, e atenderam ao pedido dos barqueiros para revogar a Lei do Bilhete Eletrônico, que regula e ordena a forma da venda dos passeios náuticos. O projeto está em discussão desde 2016 e segundo a classe, teria sido aprovado sem o parecer das partes interessadas, os donos de embarcações e as associações ligadas ao turismo.
O objetivo da revogação é dar mais tempo para que o poder Executivo em conjunto com o Legislativo proponham uma audiência pública para que a população possa opinar e esclarecer dúvidas a respeito do projeto. Já em novembro, a Câmara participou de uma reunião no Supremo Tribunal Federal (STF) para defender o adiamento da votação da partilha dos royalties do Estado do Rio de Janeiro. O projeto de lei polêmico visa dividir a arrecadação dos municípios afetados direta ou indiretamente pela extração do pré-sal, o que impactaria drasticamente nos cofres do município cabista. Por decisão do STF, por enquanto, a votação continuará engavetada até 2020.
E em dezembro a Câmara abriu as portas novamente para um grupo de professoras que reivindica o pagamento de reajustes e atrasos desde 2018, referentes aos recursos enviados ao município pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) direcionados à categoria. No mesmo mês foi aprovado ainda, a extinção do recesso nas férias de julho, com objetivo de reduzir o tempo de ausência dos vereadores no Legislativo, e assim, atender ao volume de demandas da casa. E na quinta-feira (12), na última sessão do ano, os vereadores aproveitaram a oportunidade para fazer um balanço de todas as atividades desenvolvidas. “Encerramos o ano com sentimento de gratidão a toda população que sempre esteve presente nessa casa, acompanhando nossas dificuldades e conquistas. Infelizmente como vereadores também temos algumas limitações, mas, sempre nos colocamos à disposição para atender e escutar a população. Desejamos a todos um Feliz Natal e excelente 2020. Que mais vitórias estejam a caminho para juntos fazermos um trabalho com transparência e decência em prol dos cidadãos cabistas”, finalizou o presidente Thiago Felix (PSC).

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

© 2025 NPI Brasil. Todos os direitos reservados.