Informações da matéria
Autor: ALEXANDRE BARRETO FERREIRA
Data: 08/09/2021
Visualizações:
Ementa

DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DO ENVIO DE UM FUNCIONÁRIO BANCÁRIO PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA DE VIDA DOS IDOSOS MAIORES DE 60 ANOS NO MUNICÍPIO DE ARRAIAL DO CABO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Justificativa

A PROVA DE VIDA É UM DRAMA PARA A MAIORIA DOS IDOSOS, BENEFICIÁRIOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL, E, TAMBÉM, PARA OS BENEFICIÁRIOS DOS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA. NO MOMENTO, A LEI Nº 8.212, DE 24 DE JULHO DE 1991, ENTREGA ESSA ATRIBUIÇÃO DE COMPROVAR A VIDA E A EXISTÊNCIA DELES ÀS INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS. NESSE MOMENTO DE PANDEMIA, OS IDOSOS ESTÃO, CASO PRECISEM COMPROVAR A EXISTÊNCIA, SUBMETIDOS A LONGAS FILAS, AGLOMERAÇÕES, GENTE SEM MÁSCARA, RISCOS DE CONTRAIR O CORONAVÍRUS, PEDINTES E GOLPISTAS EM PORTARIAS DAS AGÊNCIAS FINANCEIRAS.
A PROVA DE VIDA PRESENCIAL MUITA DAS VEZES FERE A INTEGRIDADE DOS IDOSOS E PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS, COMO ACAMADOS, CADEIRANTES, AMPUTADOS ENTRE OUTROS, QUE PRECISAM SE SUBMETER A LONGAS FILAS, HORAS DE ESPERA, DIFICULDADE DE ACESO A UMA AGÊNCIA, PESSOAS SEM PACIÊNCIA E SEM NENHUM TIPO DE PREPARO PARA LIDAR COM A SITUAÇÃO.
SABENDO DISSO, APRESENTO ESSA PROPOSTA PARA ACABAR DE VEZ COM ESSE SOFRIMENTO DESSAS PESSOAS QUE JÁ VIVERAM MUITO, E NÃO PRECISAM PASSAR POR ISSO NESSA ALTURA DA VIDA.


Informações dos trâmites da matéria
Data Sessão Expediente Fase Situação
08/09/2021 09:00:00     SECRETARIA PESQUISA  NADA CONSTA 
09/09/2021 09:00:01 043ª (Quadragésima Terceira) Sessão Ordinária da 8ª (Oitava) Legislatura (2021 - 2024) - 1ª Período (01/01/2021 à 31/12/2022) de 9 de Setembro de 2021 mais EXPEDIENTE  PAUTA  EXPEDIENTE 
13/09/2021 09:00:02     ENVIADO A COMISSÃO  PARA ANÁLISE 
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

GALEGO

VEREADOR(A)

REP

Autor

GALEGO

VEREADOR(A)

PL

Autor

GALEGO

2º SECRETÁRIO

REP

Autor

GALEGO

2º SECRETÁRIO

PL

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Exmo. Marcelo Magno Felix dos Santos

Prefeito Municipal

Arraial do Cabo

Corpo da matéria

ART. 1º - A PROVA DE VIDA E A RENOVAÇÃO DE SENHA DEVERÃO SER EFETUADAS PELO RECEBEDOR DO BENEFICIO, POR MEIO DE ATENDIMENTO ELETRÔNICO COM USO DE BIOMETRIA OU MEDIANTE A IDENTIFICAÇÃO DO MESMO POR FUNCIONÁRIO DA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA PAGADORA DO BENEFÍCIO.
ART. 2º - FICA ASSEGURADA AOS IDOSOS MAIORES DE 60 (SESSENTA) ANOS, AOS ACAMADOS E AOS DEFICIENTES INCAPACITADOS DE SE LOCOMOVER, A DISPONIBILIDADE DE UM FUNCIONÁRIO BANCÁRIO IR À SUA RESIDÊNCIA PARA REALIZAR A PROVA DE VIDA.
ART. 3º - OS BENEFICIÁRIOS COM IDADE IGUAL OU SUPERIOR A SESSENTA ANOS PODERÃO SOLICITAR A REALIZAÇÃO DE PROVA DE VIDA, SEM PREJUÍZO DA POSSIBILIDADE DE COMPARECER À INSTITUIÇÃO FINANCEIRA PAGADORA.
ART. 4º - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?