INDICA A NECESSIDADE DE QUE SEJA CRIADA UMA LEI OBJETIVANDO A SUBSTITUIÇÃO DOS SINAIS SONOROS NOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO, A FIM DE NÃO GERAR INCÔMODOS SENSORIAIS AOS ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA).
CONSIDERA-SE PARA A PROPOSIÇÃO DESTA INDICAÇÃO O FATO DE QUE HÁ, CADA VEZ MAIS, MOTIVOS PARA TRABALHAR PARA AMPLIAR A ACEITAÇÃO DESSE GRUPO POR PARTE DA SOCIEDADE BRASILEIRA, ISTO PORQUE O CENSO ESCOLAR DO BRASIL REGISTROU UM AUMENTO DE 280% NO NÚMERO DE ESTUDANTES COM TEA MATRICULADOS EM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES APENAS NO PERÍODO ENTRE 2017 E 2021.
NO BRASIL, LEVANTAMENTO RECENTE DO CENTER FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION DOS EUA MOSTROU QUE, SE NOS ANOS 1970 O NÚMERO DE DIAGNÓSTICOS DE TEA ESTAVA NA FAIXA DE 1 PARA CADA 10 MIL CRIANÇAS, EM 1995 JÁ HAVIA PULADO PARA 1 EM CADA MIL E CONTINUOU CRESCENDO ACELERADAMENTE, ATÉ CHEGAR A 1 A CADA 59 EM 2018 E 1 A CADA 44 SEGUNDO RELATÓRIO DE 2022.SE ESSA PROPORÇÃO FOR ADAPTADA PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA, ISSO RESULTARIA EM UM CONTINGENTE DE MAIS DE 4 MILHÕES DE PESSOAS.[1]
ALÉM DISSO, ESTUDOS ESTIMAM QUE ENTRE 56% E 80% DAS PESSOAS NO ESPECTRO DO AUTISMO APRESENTAM A HIPERSENSIBILIDADE, OU SEJA, ELAS SENTEM DEMAIS OS ESTÍMULOS DO AMBIENTE, COMO O SOM. ASSIM, O QUE PODE SER UMA SENSAÇÃO CONSIDERADA NORMAL E TOLERÁVEL PARA PESSOAS NEUROTÍPICAS – SEM NENHUM TRANSTORNO DE DESENVOLVIMENTO – PODE SER CONSIDERADA UM ESTÍMULO VERDADEIRAMENTE AVERSIVO PARA UMA PESSOA AUTISTA, A PONTO DE GERAR ANGÚSTIAS E SOFRIMENTOS INCAPACITANTES.[2]
POR FIM, SEGUNDO MISQUIATTI, INDIVÍDUOS COM ESSAS ALTERAÇÕES PODEM SER HIPER-RESPONSIVOS, OU SEJA, COM BAIXO LIMIAR DE TOLERÂNCIA AOS ESTÍMULOS SENSORIAIS. ELES TENDEM A RESPONDER DE FORMA EXAGERADA AO INPUT SENSORIAL, MOSTRANDO, POR EXEMPLO, OS COMPORTAMENTOS DEFENSIVOS OBSERVADOS EM MUITOS INDIVÍDUOS COM TEA, QUE TENDEM A REJEITAR ALGUMAS TEXTURAS, SABORES, CHEIROS, RUÍDOS.
EM VIRTUDE DISSO, É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA QUE HAJA ESSA MUDANÇA SIMPLES, PORÉM DE GRANDE EFICÁCIA, COM INTUITO DE NÃO GERAR MAIS NENHUM INCÔMODO A ESSE GRUPO DE CRIANÇAS QUE NECESSITAM FREQUENTAR OS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DE FORMA MAIS AGRADÁVEL E SAUDÁVEL POSSÍVEL.
Data | Sessão | Expediente | Fase | Situação |
---|---|---|---|---|
17/02/2025 11:18:45 | CADASTRADO | CADASTRADO | ||
17/02/2025 11:21:08 | SECRETARIA PESQUISA | NADA CONSTA | ||
17/02/2025 11:30:38 | 001ª (Primeira) Sessão ORDINÁRIA da 11ª (Décima Primeira) Legislatura (2025 - 2028) - 1º Período (01/01/2025 à 31/12/2026) de 18 de Fevereiro de 2025 mais | EXPEDIENTE | PAUTA | EXPEDIENTE |
19/02/2025 09:56:48 | 001ª (Primeira) Sessão ORDINÁRIA da 11ª (Décima Primeira) Legislatura (2025 - 2028) - 1º Período (01/01/2025 à 31/12/2026) de 18 de Fevereiro de 2025 mais | ORDEM DO DIA | VOTAÇÃO ÚNICA | APROVADO |
Nome | Cargo | Orgão |
---|---|---|
Exmo. Marcelo Magno Felix dos Santos |
Prefeito Municipal |
Arraial do Cabo |
O VEREADOR INFRA-ASSINADO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES REGIMENTAIS, INDICA AO EXMO. SR. PREFEITO MUNICIPAL, MARCELO MAGNO FELIX DOS SANTOS, INICIATIVA DE LEI QUE TEM COMO OBJETIVO A SUBSTITUIÇÃO DOS SINAIS SONOROS NOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO PÚBLICOS E PRIVADOS, A FIM DE NÃO GERAR INCÔMODOS SENSORIAIS AOS ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA),PARA A QUAL PROPOMOS O SEGUINTE TEXTO:
PROJETO DE LEI Nº
DETERMINA A SUBSTITUIÇÃO DOS SINAIS SONOROS NOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO PÚBLICOS E PRIVADOS, A FIM DE NÃO GERAR INCÔMODOS SENSORIAIS AOS ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA).
"ART. 1º - OS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO PÚBLICOS E PRIVADOS NO MUNICÍPIO DE BAGÉ FICAM OBRIGADOS A SUBSTITUIR OS SINAIS SONOROS POR SINAIS MUSICAIS ADEQUADOS AOS ALUNOS PORTADORES DE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), PARA QUE ESTES NÃO SEJAM SUBMETIDOS A INCÔMODOS SENSORIAIS OU RISCO DE PÂNICO.
ART. 2º - A INFRAÇÃO ÀS DISPOSIÇÕES DA PRESENTE LEI ACARRETARÁ AO INFRATOR MULTA NO VALOR DE 200(DUZENTOS) UFIR-RJ POR AUTUAÇÃO, A SER APLICADA PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, E REVERTIDA PARA O FUNDO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.
ART. 3º - A PARTIR DA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO, OS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO TERÃO O PRAZO DE 120 (CENTO E VINTE) DIAS PARA SE ADEQUAR ÀS DETERMINAÇÕES DESTA LEI.
ART. 4º - A FISCALIZAÇÃO DO CUMPRIMENTO DOS DISPOSITIVOS CONSTANTES DESTA LEI E A APLICAÇÃO DA SANÇÃO FICARÃO A CARGO DOS ÓRGÃOS COMPETENTES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.
ART. 5º - O PODER EXECUTIVO EXPEDIRÁ OS REGULAMENTOS NECESSÁRIOS PARA A FIEL EXECUÇÃO DESTA LEI.
ART. 6º - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO."